- O que é um projeto social?
Projeto social é uma iniciativa voluntária que visa o benefício de uma determinada comunidade, por meio de um plano de ação que lhe permita alcançar esse objetivo. Assim, há a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros para que a razão de existência do projeto seja concretizada, ou seja, que o retorno para a sociedade seja promissor.
- Qual a importância/impacto dos projetos sociais?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre as 5 nações mais desiguais do planeta, com 1% dos habitantes concentrando até 23% de toda a renda. Reiterando ainda mais tais dados, a Oxfam Brasil, em uma pesquisa realizada em 2017, apontou que 7,2% dos brasileiros vivem na pobreza (renda diária de até US $1,90).
Na prática, os projetos sociais têm suma importância no contexto atual, visto que buscam, de forma independente e autogerida, garantir direitos básicos, assistir socialmente populações desamparadas, possibilitar desenvolvimento social e econômico. O trabalho, na maior parte do tempo, é feito por times de voluntários que se doam para melhorar a vida das pessoas.
O principal combustível desses projetos é a vontade humana de fazer o bem. Buscar igualdade de oportunidade e acesso a serviços essenciais para manter uma existência mínima de todos e todas.
- O que deve conter no projeto?
É importante ter em vista que um projeto social deve obedecer a uma determinada estrutura, com alguns itens de mapeamento imprescindíveis para a obtenção de resultados. A fim de não tornar a leitura exaustiva, não nos deteremos a esmiuçar todos, mas cabe citar alguns tópicos que compõem a montagem de um projeto social.
Dentre esses, tem-se os objetivos, a metodologia adotada – a qual deve ser devidamente especificada – e o cronograma das atividades que pretende-se aplicar. Além disso, o projeto deve conter uma planilha orçamentária, incluindo todos os gastos previstos, bem como uma prestação de contas pontualmente apresentada. A análise e a transparência financeira é de suma importância e possibilita a sustentabilidade da iniciativa.
Ademais, o projeto deve ser monitorado em todo o seu funcionamento, de modo que os impactos sejam metrificados e os indicadores demonstrem se os objetivos inicialmente pensados foram bem-sucedidos.
- Quem realiza esse tipo de ação?
Em geral, os Projetos Sociais são realizados por Organizações da Sociedade Civil (OSC), que são entidades não privadas, mas que também não tem um caráter público, ou seja, não são geridas pelo Estado. Em algumas raras ocasiões, são entidades que têm condições de manter um time assalariado, com financiamentos que podem vir do Estado, por meio de editais, ou por doações de indivíduos e empresas privadas.
- Qual é a relação da Transformare com os projetos sociais?
A Transformare, através dos seus membros e dos serviços prestados, visa auxiliar as Organizações da Sociedade Civil no andamento e na sustentabilidade de seus projetos, e consequentemente, nas causas que acreditam.
Autoria por: Ana Carolina Souto e Gabriel Populin
0 comentário