Nos dias 4 a 6 de junho de 2025 ocorreu a Semana Acadêmica de Ciências do Estado, organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências do Estado (CACE). O evento trouxe perspectivas diversas sobre o curso nos diferentes dias. No primeiro dia, foi abordado uma reflexão mais crítica acerca do Estado: “Estado Constitucional e Relações de Poder”, contando com a presença dos docentes da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG, referências nas áreas de teoria do Estado, direito constitucional e filosofia política, foi possível perceber os meandros institucionais políticos do Estado, principalmente no contexto brasileiro. As falas dos professores doutores Arthur Nadú Rangel e Maurício Sullivan e da professora doutora Gabriela Navarro foram de extrema contribuição para apresentar ao público, formado em sua maioria por estudantes de cientistas do estado, o quê é acessível e o quê pode ser analisado nas Ciências do Estado, relacionando de forma atenta à situação política do país.

Com uma proposta diferente no segundo dia, o evento contou com uma mesa composta por egressas do curso e mediada pela discente Ana Beatriz do 3 período, trazendo uma visão mais prática e profissional do curso discutindo as “Perspectivas de Ciências do Estado no Mercado de Trabalho”. Raiene Resende, Victoria Chagas e Raquel Rodrigues Souza relataram suas trajetórias acadêmicas, pessoais e profissionais com destaque em órgãos públicos, no setor privado e em iniciativas sociais, as convidadas apresentaram a realidade em serem cientistas do estado no mercado de trabalho. Tais relatos forneceram os múltiplos caminhos que podem ser percorridos dentro do Bacharelado em Ciências do Estado.

No terceiro e último dia, foi apresentada ao público uma perspectiva internacionalista diante do mundo globalizado e as ações do Estado brasileiro nesse contexto. Os professores doutores Bruno Wanderley e Paulo Roberto Cardoso e a professora doutora Amina Welten Guerra, referências no tema, elaboraram falas que retratam o papel do Brasil no cenário global. Essas falas foram essenciais tendo em vista o quê está acontecendo nas relações internacionais não somente entre Brasil e demais países, como nas demais relações entre Estados e nações. O tema envolvido, “Política Internacional e o Brasil no Mundo Multipolar”, trouxe uma abordagem crítica ao papel do Estado no cenário internacional e global, como também de defesa e soberania nacional. O campo das relações internacionais merece atenção pela grande atratividade que tal área de conhecimento tem pelos alunos e alunas cientistas do estado.

Com propostas diferentes mas complementares, a Semana Acadêmica de Ciências do Estado é um espaço de aprendizado e participação dos estudantes, professores e egressos para uma reflexão cada vez mais crítica da graduação em Ciências do Estado.