Na tarde da sexta-feira, 27 de junho, conversei com estudantes dos 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de Ciências do Estado da UFMG para entender como foi o primeiro semestre de 2025. O resultado foi um mosaico de experiências, desafios e aprendizados que mostram a riqueza e a diversidade do curso.
Primeiros passos e adaptação
Para quem está começando, como Laura Araújo (1º período), o início foi marcado por pequenas burocracias e novidades: “Fazer a matrícula, a primeira prova e o primeiro dia na Pampulha.” A estudante falou um pouco sobre ter ido para o Campus da Pampulha nas segundas-feiras. As aulas em Ciências do Estado ocorrem no prédio que também tem Direito. Entretanto, nessa aula específica no primeiro período, os estudantes de Ciências do Estado visitam o Campus mais conhecido da UFMG nas segundas-feiras. “Na Pampulha é meio chocante o tamanho, é difícil de se localizar. Mas eu gosto de lá.” Laura Ávila (1º período) também sentiu o impacto da transição: “O maior desafio foi alinhar a rotina e me acostumar com a faculdade.”
Surpresas e momentos marcantes
Entre os veteranos do 7º período, perguntei sobre momentos marcantes nesse penúltimo período do curso. Ighor destacou a emoção de participar da Mostra Sua UFMG pela última vez: “Foi marcante vivenciar essa experiência e ver gente interessada no curso, dá pra ver a “transição de gerações”. O pessoal da Transformare também fez toda a diferença.” João Gabriel celebrou o aprofundamento no tema do TCC e a conquista de um cargo: “Aprofundar e materializar o tema do TCC a partir do momento que conquistei o cargo como servidor público” foi a resposta para a pergunta que fiz.
Disciplinas que marcaram
No 3º período, Ana Beatriz se encantou com a disciplina de Cidadania Cultural: “A matéria envolve muitas questões sociais e da história, e eu gostei da metodologia, foi muito bem organizada, de fácil estudo. Foi uma das que mais me senti confortável.” Ela também elogiou Cidadania Social e Econômica, destacando a abordagem divertida do professor.
Integração e acolhimento
A integração entre os estudantes foi um ponto positivo, especialmente para os calouros. Laura Ávila sentiu o acolhimento do CACE, o centro acadêmico, mesmo sem interagir tanto. Laura Araújo percebeu que, por ser um curso menor e mais novo, existe uma união maior entre os alunos: “Todo mundo é mais unido, mesmo entre vários grupos têm um alinhamento, uma união.”
Além da sala de aula
Melissa Regis (5º período) mergulhou nas atividades extracurriculares: “Participei de uma viagem de estudos ao RJ pela matéria de Estudos Estratégicos, atuei como segunda tesoureira do CACE, participei do curso da Escola de Altos Estudos Fundação René Cassin e fiz um curso de Direito Marítimo de 120 horas. Foi desafiador, mas muito produtivo.”
Aprendizados e expectativas
Melissa destacou que o maior aprendizado do 5º período foi sobre administração pública, especialmente pela abordagem prática das disciplinas: “Vi como funciona a administração pública, essa relação com a legislação e os cargos.” Ana Beatriz (3º período) por sua vez, diz que suas expectativas mudaram: “Estou mais pé no chão, entendendo melhor as possibilidades acadêmicas e de mercado. Para quem gosta de pôr a mão na massa, foi ruim, mas para mim, que procuro a questão mais acadêmica, foi esclarecedor, saber que vou ter um espaço no mercado de trabalho.”
Conselhos para quem está começando
Os veteranos são unânimes: aproveite tudo o que o curso e a UFMG têm a oferecer. Ighor recomenda buscar atividades extracurriculares para complementar a formação: “O curso é bom, mas as experiências que complementam são muito importantes.” João Gabriel reforça: “Aproveite o que a UFMG oferece, além do curso, faça intercâmbio, busque experiências fora da sala de aula.”
E estamos finalmente de férias!
O semestre mostrou que, apesar dos desafios iniciais, o curso de Ciências do Estado oferece um ambiente acolhedor, oportunidades de crescimento e aprendizado prático, além de uma comunidade disposta a apoiar e incentivar novos estudantes. Agora, finalmente as férias chegaram. Desejo à todos os estudantes um período de muito descanso e alinhamento de metas. Vejo vocês no segundo semestre!